top of page

FGTS – saiba como consultar o saldo e fazer o saque do recurso

O FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – é a famosa poupança forçada, como muitos brasileiros gostam de chamar. Ela é uma obrigação das empresas que tem que depositar valores mensalmente nas contas dos seus funcionários.

Assim, é uma forma de guardar dinheiro para a velhice e o futuro. No entanto, não se pode sacar o FGTS a qualquer momento porque existem regras para isso. Uma saída é verificar o saldo e dá para fazer isso online.




 

Neste conteúdo listamos as principais informações para quem está interessado em consultar o saldo ou o extrato do FGTS e também para quem tem o interesse em baixar o aplicativo da Caixa no celular. Leia mais.

Atualmente, a lei diz que os depósitos das empresas empregadoras na conta dos funcionários deve ser de 8% sobre o valor do salário bruto de cada trabalhador.

Assim, todo mundo que tem carteira assinada, a CLT, tem uma conta aberta na Caixa Econômica Federal para receber esses recursos. A conta é vinculado ao contrato de trabalho.


O FGTS foi criado para que os depósitos mensais fossem feitos e os valores sempre pertencem aos trabalhadores. No próximo tópico descubra como consultar o seu saldo do FGTS!


 

Como fazer o saque dos recursos do FGTS?

Existem algumas regras para sacar o FGTS nos dias atuais. Então, a sua simples vontade de ir lá e saldar a sua poupança forçada não é uma ideia valida.

Entre as pessoas que podem fazer o saque do dinheiro do FGTS estão: os aposentados, quem vai comprar imóveis pela primeira vez, quem está com doenças comprovadas, entre outras situações que são mais específicas.

Aí, para realizar esse resgaste, o interessado tem que ir até a Caixa Econômica Federal, que é o banco responsável pela gestão dos recursos sociais desse programa.

Geralmente, os saque são feitos em transferências diretas para os fins que o trabalhador escolheu ou em conta corrente da Caixa. Mas, também pode ser sacado na boca do caixa, dependendo do valor.

Como consultar o saldo e os depósitos?

O fato é que antes mesmo de realizar o saque do recurso, todo trabalhador tem o interesse em saber se os depósitos estão sendo feitos pelas empresas contratantes.

Outras vezes, o interesse está em saber qual é o saldo final. Para qualquer um dos motivos, o melhor jeito é consultar o saldo do FGTS online, apesar de que também dá para fazer isso nas agências do banco.

Em se optando pela consulta online, então, há vários caminhos.

O mais conhecido é usar o site oficial da Caixa. Mas, você também pode baixar o aplicativo da Caixa que disponibiliza essa informação.

O aplicativo está disponível para Android, iOS e Windows Phone.

Ele é gratuito e tem as vantagens de permitir o acompanhamento da conta do FGTS, permitir atualizações de dados cadastrais e a consulta pelas agências mais próximas.


( Clique e Veja nossas opções de Imóveis em Canasvieiras, Florianópolis/SC com Possibilidade de utilizar seu FGTS como Pagamento)


 

Fonte: Cotação Seguro (cotacaoseguro.com)

28 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page